terça-feira, 15 de novembro de 2016

Veja o mundo colorido (Contribuição não voluntária de Iara do Carmo ao discordianismo)


Querida Papisa Mariana, a Única, Rainha do Mundo,


Gostaria que se comunicasse comigo algum dia; enquanto isso, espero que nossa comunicação de via única ainda não esteja ficando chata.

O que conto é que, há algumas semanas, enquanto conversava com a Iara sobre a maneira como se julga as coisas, ela me disse algo que me deu um estalido.

Pessoas mais carrancudas tendem perceber tudo em extremos definidos, ficam presas aos conceitos de certo ou errado, falso ou verdadeiro, bom ou mau, permitido ou proibido, mulher ou homem. Essa é, creio, a maneira que requer menos esforço. Se tudo é sim ou não, não há necessidade de mais que um neurônio, que pode mandar ou não um pulso. Frequentemente, porém, essa maneira de pensar fica incômoda; quase sempre quando se vê muita coisa certa ou muita coisa errada há um desprazer, pois um neurônio, após enviar um pulso tem um período de repouso, o que deixa os outros neurônios que insatisfeitos com a demora daquele.

Pessoas de intelecto mais refinado não pensam em extremos. Elas enxergam em tons de cinza, pois poucas coisas são simplesmente quentes ou frias, certas ou erradas. Normalmente, fincam num meio termo, mornas, nem brancas nem pretas.

Foi justamente quando desenvolvia esse pensamento, que a Iara me trouxe a noção que algumas pessoas não enxergam em tons de cinza, mas colorido. Essa centelha dela me iluminou muita coisa.

Como discordianos, temos que ver as coisas não pelos julgamentos que podemos fazer delas, pois isso seria uma limitação da nossa percepção. Temos que olhar para o que nos há em volta e o que acontece não naquilo que nos prejudica ou favorece, mas em quantos aspectos for possível; cada acontecimento é único e classificá-los seria tão-somente simplificá-los.

Mande-me notícias suas.

Beijinhos e abbracci,


--   –><–  Rev. Alexandre dell'A r Appia, Amordi, IIPJ, Oraculo de Glícão  How sharper than a serpent's tooth is a sister's "See?"  		-- Linus Van Pelt  Today is Sweetmorn, the 10th day    of Confusion in the YOLD 3180.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário