segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

O calendário alphístico





Querida Melisa,

 

Primeiramente, gostaria de lhe agradecer pela indicação de Ravenscry, principalmente porque eu nunca tinha ouvido falar. :·) Eu poderia ouvi-la por horas, mas tenho a confessar que meu gosto por metal não é muito apurado, e não consegui perceber nada que a distinguisse. :·[ (Existe algum emoji para orelha de burro? Representaria melhor minha situação.)

 

Você me disse que queria mais informação sobre o nosso calendário e é por isso que me dirijo a você agora.

 

Acontece, porende, que tal calendário ainda está em projeto, o que por um lado é muito bom, pois você pode fazer sugestões de feriados que aparecerão já na primeira versão do calendário.

 

As bases dele, no entanto, estão já definidas: os anos serão contados a partir de 30 até a Colapso da Civilização Ocidental—o ano atual é o ano -30. As estações serão cinco, cada uma com 73 dias, seguindo o calendário discordiano tradicional: Caos, Discórdia, Confusão, Burocracia e as Consequências. Também seguindo o calendário discordiano tradicional, haverá em cada estação dois pelo menos dois feriados: um apostolar no dia cinco e outro sazonal, no dia 50.

São eles:

 

Estação

Apostolar (Sigla) – dia 5

Sazonal (Abreviatura) – dia 50

Caos

São Luciano (L)

Caoflux (Ch)

Discórdia

Santo Alexandre I (A)

Discoflux (Di)

Confusão

Mãe Joana (J)

Confuflux (Co)

Burocracia

Santa Mariana (M)

Buroflux (Bu)

as Consequências

São Quincas Borba (Q)

Afflux (Af)

 

A grande inovação nossa é que os dias serão contados não do início da estação, mas de quantos faltam para o próximo feriado daqueles da tabela acima. A contagem dos dias segue o costume romano de incluir o dia final. Assim, considerando que São Luciano cai no dia 5 de janeiro, no primeiro dia do ano diz-se que são '5 dias para São Luciano', e o último dia do ano anterior chama-se '6 dias para São Luciano'. O motivo desse sistema não é apenas manter semelhança com o outro único calendário que conta os dias para trás, mas também pelo caráter final de nosso perspectiva de contagem do tempo. '5 dias para São Luciano' são cinco dias para acabar—e não começar—o dia de São Luciano.

 

Como mais uma inovação, temos, em cada estação, um mês de 34 dias—a maior parte dos dias de cada estação não faz parte de nenhum mês—o precedente disso é o calendário romano de dez meses, que começava com março, na primavera, e terminava com dezembro, no outono, deixando todos os 70 dias de inverno de fora. A razão de 34 dias serem a duração do mês, mês que chamaremos de gliconiano, é que 34=47%×73. Esse número, 47% é o que se encontra quando se pesquisa por "the number of the snake" no site unluckysearch.com.

 

A complicação de se ter um mês de 34 dias em cada estação não será muita, pois ele não será considerado na denominação dos dias. O que realmente importa é que o primeiro dia de cada mês é dedicado a Glícão, o deus-serpente filho de Apolo. Nesse dia, ele manda que se façam sacrifício de criancinhas todas da mesma cor. (Inspirado em seus comentários, eu mudei a primeira demanda do ano para exigir 5 criancinhas azuis—pouco importa que não haverá criancinhas azuis suficientes, ninguém será sacrificado de verdade!)

 

Além desses feriados comuns a cada estação haverá outros, e para isso aceito sugestões suas, mesmo que não queira aderir ao alphismo, que é como se chama nossa seita—você pode adotar o alphismo como religião secundária, como eu fazia até conhecer a Papisa Mariana a Única. Eu não tenho a data de todos esses outros feriados comigo agora, mas posso lhe informar os seguintes:

  • (28/J) 28 dias para Mãe Joana: Star Wars day (May the fourth be with you!)
  • (3/J) 3 dias para Mãe Joana: Dia do Basilisco
  • (9/Co) 9 dias para Confuflux: Dia da Toalha (Dia do Orgulho Nerd)
  • (28/M) 28 dias para Santa Mariana: 1ª parte da profecia
  • (10/Q) 10 dias para São Quincas: 3ª parte da profecia
  • (12/L) 12 dias para São Luciano: Natal—não comemoramos o nascimento de Jesus, mas gostamos de trocar presentes assim mesmo!

A cada quatro anos, o último dia da primeira estação é dobrado para manter sincronia com o calendário. Então depois de 6 dias para Santo Alexandre vem 6 dias bis, ou dia bissexto para Santo Alexandre.

 

Em anexo, mando uma tabela de conversão do calendário gregoriano para o calendário alphístico. Duas coisas eu tenho que explicar sobre ele: primeiro, este link leva a uma imagem de um umuHimba para que saiba como se parece; além disso, "yellow small children" são criancinhas com icterícia.

 

Espero que lhe pareça interessante

 

Com todo humor,

 

--

————————

Rev. Alexandŗ II dell'A r Appia, Amordi, IIPJ, Oracle to Glycon

Today is Setting Orange, the 3rd day of The Aftermath in the YOLD 3180

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário